No Mundo camille_2

Publicado em maio 9th, 2013 | por Camille Bousez

1

QUERIDOS LEITORES,

“Na Ilha com Camille” é uma série de posts que mostra expectativas e realidades de uma belga que faz estágio na Naipe e aprende português em Florianópolis. Saiba mais aqui

Como vocês vão me ler bastante regularmente nestas próximas semanas, acho que a primeira coisa que tenho que fazer é me apresentar.

Me chamo Camille, eu venho da Bélgica (um país de só 30.528 km² – 278 vez mais pequeno que o Brasil – e com 11.117.000 habitantes). Eu tenho 24 anos, estudei comunicação e musicologia e estou aqui para fazer um estágio. Eu gosto de fazer esporte, conhecer muitas pessoas, dançar, de chocolate (como todo Belga que tem amor próprio), de vinho tinto e de pessoas entusiasmadas. Agora que vocês sabem tudo sobre mim (ou quase), passemos às coisas relevantes.

O Brasil é um país caloroso, bonito, com pessoas aconchegantes que fazem a festa tudo tempo. Que querer de mais?!

Por que o Brasil? Porque o governo da Bélgica dá a possibilidade aos jovens formados de ir a um país dos BRIC (Brasil – Rússia – Índia – China, os quatro país emergentes) para: “melhorar seus conhecimentos linguísticos, suas competências profissionais, ao mesmo tempo que absorver a cultura do país e a cultura das empresas”.

Na Bélgica, poder fazer uma viagem assim é uma grande oportunidade. Encontrar um trabalho não é fácil para o momento, então a gente está sempre feliz de ter uma experiência adicional e aprender a falar uma outra língua. Ademais, muitas empresas belgas estão interessadas em trabalhar com e no Brasil. Eu e mais sete colegas vamos ser os “primeiros” belgas que conhecerão a maneira de trabalhar aqui, e isso é um grande vantagem.

Para a escolha do país, isso foi rapidamente feito: o Brasil é um país caloroso, bonito, com pessoas aconchegantes que fazem a festa tudo tempo. Que querer de mais?! Além disso, o Brasil foi um país que eu sempre queria descobrir. Quanto aos conhecimentos linguísticos, eu tive três semanas de aulas de português na Bélgica e depois três semanas aqui em uma escola de línguas (vou contar mais disso outro dia). E finalmente, para as competências profissionais e a cultura da empresa, eu estou aqui na Naipe, contando minha vida de estrangeira durante nove semanas. Eu vou tocar muitos temas diferentes, como os transportes, as festas, a comida, o banheiro, etc.

E espero que vá divertir vocês!

Tags: , ,


Sobre o Autor



One Response to QUERIDOS LEITORES,

  1. Jerônimo says:

    Bem-vinda, Camille, estamos ansiosos por seus posts!

Subir ↑