No Mundo rio

Publicado em junho 10th, 2013 | por Camille Bousez

0

RIO, TE AMO!

“Na Ilha com Camille” é uma série de posts que mostra expectativas e realidades de uma belga que faz estágio na Naipe e aprende português em Florianópolis. Leia os textos anteriores aqui

No fim de maio, um de meus amigos e eu fomos passar alguns dias no Rio de Janeiro.

Para mim, é um pouco como um sonho que realiza finalmente. Eu não poderia vir ao Brasil sem ver o Rio. A gente não se preparou muito, só reservou a passagem no último minuto e partimos à aventura (youhou).

Fez um dia de chuva, um dia nublado e um dia de sol. Em resumo, foram por volta de 30 km caminhados, um McDonald’s, um Bob’s (never again!), três ou quatro lanchonetes, um bom restaurante e mais ou menos R$ 100 gastos nos supermercados para nada. Um celular esquecido em Floripa, nenhum ataque dos clãs das favelas, alguns encontros legais, um albergue da juventude podre, um outro perfeito, só alegria e boas imagens na cabeça e dentro da câmera.

Fizemos todas coisas que os turistas fazem:

  • As praias: Ficamos em Ipanema, então todos os dias caminhamos e bebemos cerveja por lá. De Copacabana eu gostei muito, ela é bonita como nos filmes! Prefiro Copacabana que Ipanema, ela é mais animada, limpa,…
  • O Cristo: no domingo (ruim ideia!), chegamos às 11h mas nosso trem foi só às 14h20 porque havia muita gente. Três horas a matar… E quando chegamos em cima, havia nuvens por toda parte. Adeus à boa vista, pequena decepção, mas mesmo assim ficamos felizes de ver ele.
Em resumo, foram por volta de 30 km caminhados, mais ou menos R$ 100 gastos nos supermercados para nada, nenhum ataque dos clãs das favelas, só alegria e boas imagens na cabeça e dentro da câmera
  • As escadaria de Selaron: a gente durou muito tempo para encontrá-la, e a gente não se sentiu bem “relax” neste bairro, havia muitos policiais. É muito bonito, todas as cores e as cerâmicas.
  • O jardim botânico : muito legal também! É realmente incredível todas árvores, as flores, este verde em todo lugar. Além disso, Rio é uma cidade muito verde, há árvores em cada rua.
  • Pão de açúcar: muita sorte para isso, o céu foi azul! Tivemos finalmente nossa vista! E que vista, OMG! Tiramos mais ou menos 200 fotos cada um. Como o Rio é grande, não me dei conta antes de estar lá em cima.

Sobre a segurança, nada o que dizer. Jamais me senti em perigo, tomei cuidado mas não muito, nem a noite (não usei bolsa ou algumas coisas valorosas). Nos bairros agitados, há policiais então tudo bem.

No geral, eu achei o Rio uma cidade muito animada, é quase louco. Nas praias, nas ruas, nos restaurantes… Há sempre pessoas que falam, que fazem esporte, que caminham, que bebem uma cerveja. Todas as pessoas com quem falamos foram simpáticas e prontas para ajudar. Eu gostei muito disso.

Eu adorei minha viagem, assim que posso, eu volto.

Tags: ,


Sobre o Autor



Os comentários foram encerrados.

Subir ↑