Pirão janeladaalma

Publicado em agosto 31st, 2012 | por Diogo Rinaldi

0

SAIA DO FACEBOOK E VÁ VER UM VÍDEO

Desnecessário dizer que estamos a um clique da informação desejada, de que a internet mudou a forma como produzimos e consumimos conteúdo e de que nossos cérebros estão modificando a forma como processamos tudo.

Alguns argumentam que estamos nos transformando em pensadores superficiais, outros defendem que a ponte está mais curta e que assim podemos fazer ligações mais rápidas e chegar mais longe em nossos pensamentos. Estou com o segundo grupo, apóio escancarar os antigos limites cognitivos e abrir portas para conexões mais complexas.

Não sou especialista nem técnico em nada, mas viciado em informação e nos diferentes paralelos que elas geram em meus sonhos: acordado, aloprado ou dormindo. E é antes de cair no sono que tenho uma mania, a de vasculhar documentários aleatórios pela rede. Do TED à BBC, das vídeo-aulas de Harvard à Vice, aos olhares nacionais e produções locais, compartilharei um apanhado dos vídeos que têm protagonizado meus últimos sonhos e podem acordar você.

Playing God (em inglês com legenda em português)

Um update à Biologia moderna e uma introdução desconcertante à biologia sintética. Cabras gerando leite contendo proteínas para criação de teias de aranhas artificiais, crianças brincando com bactérias e fluorescência num subúrbio americano qualquer, leveduras produzindo biodiesel em escala industrial e algumas outras surpresas impressionantes.

http://www.youtube.com/watch?v=p2j-94ycZJc

The Confessions of Robert Crumb (em inglês)

Para os que conhecem esse maluco, uma surpresa bacana da “meta-personificação” dos traços e histórias malucas desse senhorzinho. Aos que o nome não toca a sineta, vale o tempo para conhecer um dos personagens mais interessantes à margem da sociedade americana dos beatniks pra cá. Um cara que viveu e presenciou o verão do amor de 1968 na encruzilhada psicodélica da Ashbury-Haight mas não bebia ou usava drogas. Se vocês estão pensando que o personagem aí é careta, comentem depois de assistirem.

The Vice Guide to Film – Gaspar Noe (em inglês)

Reportagem produzida pela Vice sobre um outro nome à margem e com um olhar desconcertante, Gaspar Noe, diretor de filmes que embrulham minha apatia e apertam minha nuca. Vê-lo trincado gravando seu último filme Enter the void numa área de Tóquio que mistura o Red Light district com uma máquina de taitorama foi meio bizarro. Vale a pena. Parte 1Parte 2 e Parte 3

Janela da Alma (em diversas línguas e com legenda em português)

Pessoas com problemas de visão nos mais variados graus conversam como eles se vêem, como eles vêem os outros e o mundo. As diversas interpretações do que é ver, enxergar, olhar. Lindíssimo.

Helen Fisher estuda o cérebro amando (em inglês com legenda em português)

Linda palestra tentando mostrar a razão e as consequências biológicas do amor. Entre verbetes científicos e imagens de ressonância magnética, Fisher pincela histórias, frases e poemas amorosos. Singelo e confortante, você terminará com a alma mais leve, mesmo que tenha acabado de tomar um fora. Garanto. Veja aqui 

The Perfect Vagina (em inglês)

Não, não é pornô. É um documentário sobre a intervenção cirúrgica que mais cresce no Reino Unido, a reconstituição vaginal. Mulheres das mais variadas idades preocupadas em ter a gina igual a de meninas adolescentes (!). Aparentemente é uma tendência forte no Brasil também, principalmente entre as pumas.

http://www.youtube.com/watch?v=9Mon1Ps4L30

 

Tags: , ,


Sobre o Autor

Designer inquieto, fascinado por coisas e causos, mezzo ativista mezzo observador, mas muito curioso.



Os comentários foram encerrados.

Subir ↑